Bild

Roteiro Santuário(s)

5 km 4 horas
Transporte aconselhável

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário é um dos monumentos turísticos incontornáveis numa visita a Fátima. Local onde os Pastorinhos viram Nossa Senhora em 1917, o Santuário é hoje um dos locais mais visitados em todo o país.
No entanto, se pretende conhecer mais sobre a ligação entre Fátima e a religião, visite também a Igreja Paroquial, onde foram batizados os três pastorinhos. A Igreja Matriz de Fátima foi construída no século XVI, em 1568. 
Siga na direção Ortiga, e visite o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, onde terá aparecido Nossa Senhora a uma menina muda que pastava um rebanho. Ao ver a mística mulher, a criança sentiu a língua desenrolar-se e começou a falar. Emocionado, o pai da menina mandou construir um Santuário em honra de Nossa Senhora da Ortiga. 

Dica: Suba as escadas de uma casa de apoio ao lado da Igreja da Ortiga e desfrute da vista - dali, é possível ver algumas das aldeias de Fátima, um moinho típico e o Castelo de Ourém

Curiosidade: A estátua de Nossa Senhora dos Prazeres foi incrustada na parede da Igreja Matriz de Fátima, quando esta foi construída. Quando a Igreja foi renovada, os construtores encontraram a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres intacta.

Neste roteiro visite: 

1 - Capelinha das Aparições, Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Basílica da Santíssima Trindade, Bloco do Muro de Berlim

2 - Pia Batismal, estátuas dos Beatos Jacinta e Francisco e a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, do século XVI

3 - Imagem da Nossa Senhora da Ortiga, Santuário

Partilhe

Voltar

Veja também