Amilcareis

Roteiro Religião, História e Praia

99 km 3 dias
Transporte aconselhável

Dia 1

Localizada no centro de Portugal, Fátima é uma das cidades mais visitadas do país. O Santuário é o ex-líbris da cidade, mas há mais para conhecer. Nesta visita ao centro de Fátima, aproveite para conhecer o Museu Etnográfico da Consolata, o Museu de Cera ou a Casa das Candeias, que guarda as Relíquias dos videntes Jacinta e Francisco Marto. 
Caminhe em direção à Via-Sacra no caminho dos Pastorinhos e descubra um pouco mais sobre a história das Aparições: foi naquele local que o Anjo terá aparecido pela primeira vez aos videntes. Também ali terá aparecido Nossa Senhora, a 19 de agosto de 1917. No final da Via-Sacra, visite as casas onde viveram Francisco e Jacinta Marto, a casa de Lúcia e a casa dos Tios, na aldeia típica de Aljustrel. 
Mais deslocado do centro, visite os Moinhos da Fazarga, que em tempos antigos, faziam rodar as mós ao sabor do vento; ou os Moinhos da Giesteira de onde pode apreciar a vista panorâmica sobre a freguesia de Fátima e o concelho de Ourém. Estenda a toalha no chão e faça um piquenique. 

Dica: Visite os Moinhos da Giesteira ao final do dia e aprecie o pôr-do-sol na natureza 

Dia 2

É o principal anfitrião da cidade, e há registos de que existe há milhares de anos. O Castelo de Porto de Mós foi um importante posto de vigia romano, e ali se mantém, a vigiar a cidade que em torno dele se construiu. A arquitetura única confere ao Castelo uma beleza única.
Siga a direção da Batalha, e descubra o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, construído em 1385 para assinalar a vitória frente aos Castelhanos. O Mosteiro da Batalha demorou dois séculos a construir e era visto como um sinal de mudança: era diferente de todas as obras feitas até à data, afirmando-se como um projeto de legitimação da nova dinastia, a dinastia de Avis. 

Dia 3

Siga a direção Oeste e navegue até junto à costa. A Nazaré congrega Religião, História e Praia. Vila costeira conhecida pela tradição piscatória e pelas ondas gigantes, também a Nazaré foi palco de um milagre: D. Fuas, que perseguia um veado quase caía de um precipício. Valeu-lhe a Virgem Maria, a quem rezou naquele momento e que, por milagre, travou a tempo o cavalo que D. Fuas cavalgava em direção à morte certa. O local do milagre é o Sítio da Nazaré, onde encontra também a Ermida da Memória, um coreto e a Igreja, erguida em honra de Nossa Senhora. 
Desça à Praia e, durante um passeio pela marginal não deixe de reparar nos barcos típicos, nas sete saias das "Pevideiras" ou no peixe, seco ao sol. Durante a tarde, estenda a toalha na areia e mergulhe nas águas frias do Atlântico. 
A Sul, visite a Praia do Sul; e a Norte, a Praia do Norte, praia de eleição de Garrett McNamara, que ali ruma todos os anos para dobrar o mar das ondas gigantes. 

 

Neste roteiro visite: 

1 - Santuário de Fátima, Museu Etnográfico da Consolata, Museu de Cera, Casa das Candeias

2 - Poço do Arneiro, Estátua do Anjo, Calvário Húngaro e Loca do Cabeço

3 - Casa dos Tios, Casa de Francisco e Jacinta Marto, Casa de Lúcia 

4 - Castelo de Porto de Mós 

5 - Porta Principal, Capela do Fundador, Igreja, Vitrais, Casa do Capítulo e Capelas Imperfeitas

6 - Ermida da Memória, Coreto, Igreja de Nossa Senhora da Nazaré

7 - Praia da Nazaré, Marginal 

Partilhe

Voltar

Veja também