Fátima e a região escondem segredos incríveis, uns mais credíveis do que outros mas que, em qualquer dos casos, irão inquietar a sua curiosidade!

Bild

O português é a língua oficial de quase uma dezena de países?

São nove: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
De acordo com o Observatório da Língua Portuguesa, o português é a quarta língua mais falada do mundo, depois do mandarim, espanhol e inglês. Do top cinco das línguas mais faladas, faz ainda parte o hindi. Se falar apenas português, cerca de 200 milhões de pessoas vão compreender.

Punhete era o antigo nome de Constância?

O Ribatejo é rico em lendas e, em Contância, conta-se que dois jovens viveram um amor proibido, durante a guerra civil portuguesa, no século XIX. A rapariga e o rapaz eram de famílias importantes da vila, que pertenciam a campos políticos opostos - uns eram liberais e os outros absolutistas. 

Ver mais

A Vila de Dornes deverá o nome a um milagre?

A Lenda remonta ao século XIX, e conta que o cavaleiro Guilherme de Pavia estava à caça de um veado quando ouviu alguém escondido na mata, a chorar em pranto. Ouviu aqueles gemidos durante três dias, e ao terceiro dia, foi a Coimbra, pedir à Rainha Santa Isabel que se organizassem escoltas para bater o terreno. 

Ver mais

Todas as meninas que forem sozinhas ao Castelo de Pombal ouvirão um mouro cantar-lhes ao ouvido?

Um mouro, de olhos verdes e pele morena, capaz de encantar qualquer donzela, cantar-lhes-á:
Menina vem ter comigo,
Vem meu encanto quebrar
Sou um mouro teu amigo
Que te quer namorar.

Ver mais

O Mosteiro da Batalha é o Templo da Pátria?

Desde o final do século XIX que tem sido atribuído ao Mosteiro da Batalha um conjunto de motivos de caráter cultural e mental, concebendo, assim, uma leitura histórica de referência nacionalista e celebrativa. Mais tarde, esta visão do Mosteiro serviu de justificação para eleger o monumento que guardaria o túmulo do Soldado Desconhecido.

A Roda de Rega, do parque do Mouchão, é descendente das rodas usadas pelos árabes?

Foram os templários que fundaram a cidade de Tomar, no século XII, mas na cidade há ainda marcas da passagem dos árabes. Uma delas é a Roda de Rega, em pleno parque do Mouchão, no centro da cidade.

O Pinhal de Leiria não foi mandado plantar por D. Dinis? Nem para construir naus?

D. Dinis também teve a sua parte, mas quem mandou plantar o pinhal, foi D. Afonso III, pai de D. Dinis. “O Lavrador” seguiu as pisadas do seu antecessor e deu continuidade às plantações. O Pinhal de Leiria foi construído com o objetivo de secar os pântanos daquela zona e fixar as grandes dunas, que pintavam a paisagem de dourado. Mais ainda, o Pinhal não foi mandado plantar com o objetivo de ter madeira para fazer as naus. A madeira privilegiada era o carvalho e não o pinho. Ainda assim, o Pinhal do Rei teve o seu papel nos Descobrimentos: proporcionou material inflamável e impermeável, proveniente da resina dos pinheiros, usado para vedar os cascos das naus.

Debaixo do Castelo de Leiria estará um vulcão, que aquece a água da Fonte Quente?

Pouco se sabe sobre o período anterior à construção do Castelo de Leiria. Sabe-se que D. Afonso Henriques mandou construir o Castelo, por estar numa posição estratégica durante o tempo da Reconquista Cristã. 

Ver mais