Amilcareis

Preparação física

Defina um plano, estabeleça um horário e objetivos. Comece com caminhadas leves e vá elevando o ritmo e a distância ao longo dos dias, principalmente se não praticar atividade física regularmente. Desta forma, vai chegar a Fátima mais bem preparado e serão menos os percalços no caminho.

Para saber exatamente quantos quilómetros percorre, pode descarregar aplicações gratuitas para o seu smartphone, como Nike +, Runtastic, Charity Miles ou Endomondo.

Quantos quilómetros devo caminhar por dia?

O número de quilómetros por dia variam de acordo com o estado físico de cada peregrino.  O aconselhável é fazer, pelo menos, 15 quilómetro e um máximo de 30, por dia.

Qual a melhor hora para caminhar?

A sabedoria popular diz-nos que “O Peregrino não tem preguiça”, por se levantar quando o galo canta para começar a caminhada.

Deve-se evitar caminhar nas horas de maior calor, e por isso é importante aproveitar todos os raios de sol que iluminam o caminho.
Ver o nascer do sol, pode ser um bom pretexto para acordar cedo!

Em que altura do ano devo fazer o meu Caminho?

As grandes peregrinações a Fátima acontecem em maio e em outubro. No entanto, pode percorrer os Caminhos de Fátima durante todo o ano. Os meses ideais são durante a primavera e o outono, por estarem temperaturas máximas a rondar os 20ºC e mínimas a rondar os 10ºC.

No verão, na região, as máximas podem subir a cima dos 45ºC e no inverno, o mercúrio dos termómetros pode marcar temperaturas negativas, o que dificulta as caminhadas. Ainda assim, certamente que durante todo o ano encontrará motivos para fazer o seu Caminho, e não serão a chuva ou o sol que o impedirão de caminhar. 

Partilhe