Bild

Gastronomia

Vinhos, sobremesas, pratos, sopas ou petiscos. Uma viagem de sabores à gastronomia da região. Convidamo-lo a viajar sem sair da sua mesa. Para as entradas sugerimos Melão de Alpiarça, com Presunto ribatejano. Petisque também alguns sabores da região, como a Morcela de Arroz ou Chouriço.

Para a sopa, uma sopa da pedra de Almeirim ou Sopa de Peixe do Rio. Sugerimos depois dois pratos principais, um de carne e outro de peixe. Começamos pelo de peixe: experimente bacalhau com chícharo, caraterístico de Alvaiázere, ou os peixes do rio como a Fataça ou a Enguia, caraterísticos das zonas junto ao Tejo. Para o prato de carne, sugerimos Naco de Toiro Bravo Avinhado, caraterístico de Santarém, ou Tachadéu, habitual na zona de Leiria.

Para a sobremesa, termine com doces conventuais, como Pampilho (Santarém), Brisas do Lis (Leiria), Cornucópia, Castanha de Ovos (Alcobaça) ou Tigeladas (Ferreira do Zêzere). Se preferir fruta, aconselhamos Maçã ou Pera Rocha de Alcobaça, laranja do Pafarrão ou Melão, caraterístico do Ribatejo.


Para acompanhar, sugerimos vinhos do Tejo, das sub-regiões de Cartaxo, Santarém, Almeirim, Coruche, Tomar e Chamusca. Estas sub-regiões reúnem tintos e brancos, feitos com uvas nativas como Arinto, Fernão Pires e Rabo-de-Ovelha Vital (brancas), além de Baga, Trincadeira e Castelão, associadas às castas estrangeiras, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e a branca Chardonnay. 

Partilhe

Voltar