Bild

Santarém

A Capital ribatejana, Santarém, situa-se no cimo de um planalto que, em 1147, D. Afonso Henriques escalou pela calada da noite, surpreendendo os mouros, tomando-lhes o castelo.

Castelo de Santarém Muralhas das Portas do sol

Já pouco resta do Castelo, que em tempos foi uma das mais importantes fortificações no curso médio do rio Tejo. Desconhece-se a origem do Castelo, sabe-se apenas que a cidade de Santarém já era habitada no século VIII A.C. Por ali passaram romanos, suevos e muçulmanos, até à Reconquista Cristã, altura em que a cidade passou definitivamente para as mãos dos portugueses.

Ao longo dos séculos o Castelo foi alvo de algumas obras de reconstrução, no entanto, hoje em dia restam apenas as Portas do Sol, as Portas de Santiago, e algumas muralhas. Ainda que não seja possível ver um castelo como o idealizamos, vale a visita ao jardim da Porta do Sol.

GPS
39°14'0.50"N
8°40'33.62"W


OUTROS PONTOS DE INTERESSE

Convento de São Francisco

Fundado no século XIII, pelo rei D. Sancho II, o Convento de São Francisco é uma das mais importantes construções de estilo gótico mendicante em Portugal. O Convento assumiu particular destaque no século XV, quando D. João II fez ali a cerimónia de juramento.

Em 1844 o Convento foi transformado em quartel do Regimento de Cavalaria de Santarém. Hoje em dia é possível visitar o Convento e ver alguns elementos decorativos centenários, como o arco renascentista da Capela de Santa Ana ou o coro alto, financiado pelo rei D. Fernando, para  ali acolher o seu próprio túmulo e o da sua mãe.

GPS
39°14'20.98"N
8°41'3.49"W

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Um dos mais importantes monumentos sacros do património escalabitano, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi edificada entre 1672 e 1711. A Igreja, de uma só nave, possui oito capelas laterais. Em 1975, a Santa Sé concedeu à Igreja de Nossa Senhora da Conceição a distinção de Sé. 

GPS
39°14'13.31"N
8°41'8.54"W

Igreja de Santo Estêvão

A Igreja de Santo Estêvão está intimamente ligada à Lenda do Milagre de Santarém. A Igreja foi alvo de remodelações e campanhas ao longo dos séculos, e ainda hoje é local de peregrinações e de culto religioso.

GPS
39°14'0.19"N
8°40'53.96"W

Partilhe

Voltar