Amilcareis - InFátima

Exercício para todos

15-09-2023

Se ter um corpo saudável e uma mente igualmente sã é um dos seus desejos, mas pouco faz para o concretizar, saiba que apesar de estarmos em Fátima, não há milagres. A melhor solução é mexer-se!

foto: Fátima Trail Team

O ideal é praticar exercício físico pelo menos 3 vezes por semana, mas no que toca a “mexer-se” pouco é melhor que nada. 

Não tem muito tempo durante o dia? Não gosta de ginásios? O orçamento mensal não permite esse gasto? Tudo bem, são todas justificações aceitáveis, mas têm solução.

Desde 2019 que todas as quintas-feiras, às 20h00 no inverno e às 20h30 no verão, há na Rotunda Sul, em Fátima, “exercício para todos” gratuito, só tem que aparecer!

Tudo começou com um grupo de atletas do Fátima Trail Team que ali se encontrava, às quintas-feiras, para treinar e que, quase dois anos após o primeiro encontro, decidiu convidar a comunidade a juntar-se a eles. E não é que deu certo?! Já chegaram a ter grupos com cerca de 150 pessoas, de todas as idades. “Desde que se sintam com vontade e saúde para tal” qualquer pessoa pode juntar-se ao grupo, diz-nos Miguel Silva, atleta do Fátima Trail Team, um dos responsáveis pela iniciativa.

Quanto à dificuldade e aos percursos, não se preocupe, há para todos os níveis: caminhada, corrida a ritmo rápido, médio e lento. O percurso é diferente todas as semanas pois, em cada encontro é nomeado um atleta do Fátima Trail Team que vai definir o percurso da semana seguinte e orientá-lo para garantir que é feito em 1 hora, seja em que ritmo for.

O objetivo principal dos atletas – “tirar a população do sofá e combater o sedentarismo “- tem vindo a ser cumprido com distinção, até mesmo no inverno quando a chuva podia servir de desculpa aos menos comprometidos.

“Todas as semanas há caras novas”, garante-nos Miguel e adianta que, curiosamente, a faixa etária mais empenhada está entre os 40 e os 60 anos. “Tem sido muito agradável ver pessoas a iniciar na caminhada e hoje já estarem na corrida”, congratula-se o atleta.


Agora que já sabe, não invente mais desculpas. Na próxima quinta-feira há “exercício para todos”! 

Share

Back