Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda
Amilcareis

Valinhos

De Aljustrel a Fátima, é possível caminhar pelo percurso que todos os dias os três pastorinhos faziam. Os Valinhos são um local emblemático para os crentes das aparições de Fátima, porque, de acordo com os relatos dos videntes de Fátima, foi lá que apareceu o Anjo em 1916, e Nossa Senhora a 19 de agosto de 1917.

Nos Valinhos, encontram-se pontos de interesse como a Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos e Calvário Húngaro, e a Loca do Cabeço.

VIA-SACRA NO CAMINHO DOS PASTORINHOS E CALVÁRIO HÚNGARO

A via-sacra representa o caminho habitualmente percorrido pelos três pastorinhos. Tem início na Rotunda Sul, construída em homenagem aos videntes de Fátima, e termina no Calvário Húngaro.

O Calvário Húngaro tem uma capela, dedicada a Santo Estêvão, rei da Hungria. As catorze estações da via-sacra e a capela foram oferecidas por católicos da Hungria, refugiados no Ocidente, depois da invasão soviética.

Entre a oitava e a nona estação da Via-Sacra, encontra-se o local onde ocorreu a quarta aparição de Nossa Senhora, a 19 de agosto de 1917.

LOCA DO CABEÇO

A Loca do Cabeço é um local de culto e oração, onde se deram a primeira e a terceira aparições do Anjo aos videntes de Fátima. No local, estão esculturas de tamanho real, construídas em homenagem aos pastorinhos.

POÇO DO ARNEIRO

Foi no poço ao fundo do quintal da casa de Lúcia que se deu a segunda aparição do Anjo, no verão de 1916. No ano seguinte, no mesmo local, Jacinta teve uma visão do santo padre a chorar e a rezar de joelhos numa grande casa.

CASA DA IRMÃ LÚCIA

A poucos metros da casa dos primos Francisco e Jacinta Marto, está a casa de Lúcia. Lúcia viveu em Aljustrel até 1921. Foi na casa, agora aberta ao público, que ocorreram os primeiros interrogatórios aos três videntes de Fátima. A casa guarda alguns pertences e objetos pessoais da Irmã Lúcia.

Horário: De novembro a março: 9h00 às 13h00; 14h00 às 18h00; de abril a outubro: 9h00 às 13h30; 14h30 às 19h00


Início / Fátima / Santuário / Valinhos