Reativa - InFátima
“Sou da Fátima” - Rita Pimentel

Rita Pimentel

15-09-2023

Para o arranque desta rubrica porque não ser eu própria a apresentar-me?! 

Nome: Rita Pimentel
Ano em que nasceu: 1984
Onde vive: Fátima
Profissão: Jornalista
Onde trabalha: Na agência de comunicação Reativa.   

O que queria ser quando era pequena/o?
Antes de ir para escola queria ser bailarina, mas assim que aprendi a ler e escrever quis ser jornalista. Acho que fiz a escolha certa, sou péssima a dançar!

É natural "da Fátima"? Se não, há quanto tempo vive cá?
Sou uma filha adotiva “da Fátima”! Em 2008 vim viver para Fátima porque estava a trabalhar numa produtora de televisão na Batalha, pelo meio conheci o meu marido, que é “da Fátima” e, entretanto, já se passaram 15 anos. 

Qual o seu lugar preferido em Fátima?
Os Valinhos ao pôr do sol e o recinto do Santuário à noite!

Qual a sua maior paixão?
A família.

O que gostaria de fazer que nunca teve oportunidade de fazer?
Conhecer a terra natal do meu pai - Tete, em Moçambique- aprender a falar Italiano, fazer teatro, escrever um livro… tanta coisa!

Qual o seu livro, artista ou filme preferido?
Na verdade, não tenho livros nem filmes preferidos, há vários que gosto muito, não consigo escolher apenas um, mas quanto ao artista preferido não tenho dúvida, António Variações.

Qual o website/plataforma online/APP que mais gosta de visitar/utilizar?
Além do INFATIMA (risos), a plataforma que mais uso é o spotify, no trabalho, em casa, no carro, no telemóvel... estou sempre a ouvir música, podcasts etc.  

O que pensa sobre as redes sociais?
Penso que enquanto canais de entretenimento, de comunicação e de marketing são fantásticas, mas, como quase tudo na vida, têm um lado bom e um lado mau. A nível pessoal julgo que o mais importante é não deixarmos que afetem demasiado as nossas vidas e, principalmente, sermos mais conscientes quanto a expor os outros sem o seu consentimento, seja por um bom motivo ou não. Por exemplo, embora não publique com muita frequência fiz alguns posts com fotografias e vídeos em que identifiquei o rosto e a voz da minha filha, não volto a fazê-lo. Eliminei quase tudo onde o rosto dela aparecia, no entanto, todos sabemos que “uma vez na internet, para sempre na internet”.

Qual o acontecimento da sua vida que mais a marcou?
Sem dúvida o nascimento da minha filha! Há uma Rita antes de ser mãe e uma Rita depois de ser mãe. Mudou tudo, nem sempre para melhor, mas o balanço é claramente positivo!

Qual a frase que melhor a definiria?
“A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser uma pessoa normal.”

O que mais a irrita em si mesmo?
Querer controlar tudo, o que me causa muita ansiedade, mas tenho vindo a trabalhar para contrariar isso!

Qual a qualidade que mais valoriza nas outras pessoas?
A humildade.

O que mudaria em si?
Fisicamente os pés!!! Na personalidade o que referi anteriormente sobre querer controlar tudo.

E em Fátima, gostaria de melhorar alguma coisa?
Claro que sim, queria muito ser parte de uma mudança que tornasse esta cidade mais de quem cá vive e isso não significa torná-la pior para quem a visita, pelo contrário, todos beneficiariam com mais cultura, mais espaços de lazer, mais iniciativas que envolvessem e unissem a comunidade, além da religião.     

Partilhe

Voltar