Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo

Centenário

O extenso programa de comemorações do centenário das Aparições de Fátima, em 2017, teve o seu ponto alto nos dias 12 e 13 de maio, com a presença no Santuário de Fátima de Sua Santidade o Papa Francisco.

Canonização Francisco e Jacinta Marto

O Papa Francisco canonizou Francisco e Jacinta Marto. Os dois pastorinhos de Fátima são agora os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica. 
O Rito de canonização aconteceu no inicio da eucaristia que assinalou a primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições. Para além da canonização, um dos momentos mais marcantes da celebração foi quando Lucas, o menino miraculado, subiu ao altar acompanhado pela mãe, Luclila Yurie e da Irmã Ângela Coelho, postuladora da canonização, para abraçar o Papa Francisco.
A canonização de Francisco e Jacinta aconteceu 65 anos depois de o bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, ter aberto os dois processos diocesanos sobre a fama de santidade dos dois videntes.

Canonização Francisco e Jacinta Marto

Visita do Papa Francisco a Fátima

Foi com grande alegria e devoção que o Papa Francisco foi recebido no Santuário de Fátima. Na chegada, o Papa rezou em silêncio na Capelinha das Aparições, onde entregou a terceira Rosa de Ouro ao Santuário. 
No dia 13 de maio, Francisco canonizou os Pastorinhos, e deixou às milhares de pessoas que acompanhavam as celebrações, uma mensagem de paz: "Sob a proteção de Maria, sejamos, no mundo, sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador".
Na viagem de regresso, o Santo Padre recordou que 25 anos antes, a 13 de maio de 1992, recebera a notícia da sua ordenação episcopal. 

Visita do Papa Francisco a Fátima

Apresentação e Itinerário Temático

Ao longo de 2017 foram muitas as iniciativas civis, religiosas e culturais que assinalaram o Centenário das Aparições, em Fátima. 

Saber mais

Início / Fátima / Centenário