Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda

Mosteiros Batalha, Tomar, Alcobaça

3 dias

Transporte aconselhável: a pé; carro

Distância: 
Dia 1 - Aproximadamente 20 km, 20 minutos de carro
Dia 2 - Aproximadamente 35 km, 30 minutos de carro
Dia 3 - Aproximadamente 45 km, 40 minutos de carro

Neste roteiro visite: 
Dia 1 
1. Mosteiro da Batalha 
2. Museu da Comunidade Conselhia da Batalha 
3. Ponte da Boutaca 

Dia 2 
4. Convento de Cristo 
5. Centro de Tomar 
6. Parque do Mouchão 

Dia 3
7
. Mosteiro de Alcobaça
8. Castelo de Alcobaça 
9. Museu do Vinho de Alcobaça 

Dia 1

A arquitetura imponente do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, leva à Batalha milhares de turistas todos os anos. Obra-prima do gótico português, no Mosteiro é fácil “perder-se” nos pormenores  do templo que levou quase 200 anos a construir. No Mosteiro da Batalha, visite os Claustros, os Panteões, a Capela do Fundador e as Capelas Imperfeitas. 

Dentro da cidade há mais para descobrir: o Museu da Comunidade Conselhia da Batalha apresenta o modo de vida da população local e leva-o às origens geológicas, paleontológicas e arqueológicas. 

Ao final do dia, siga a direção da Estrada Real, que outrora foi o principal troço entre Porto e Lisboa. Aí encontra a Ponte da Boutaca, construída em 1862, sobre a ribeira da Calvaria. 

Dia 2 

Marque as coordenadas de Tomar, e siga à descoberta da cidade fundada pelos cavaleiros Templários. Num dos pontos mais altos da cidade está o Convento de Cristo. Aqui, visite o Castelo Templário, a Charola Templária - local onde os cavaleiros oravam - a Igreja Manuelina e o Convento Renascentista da Ordem de Cristo. No final da visita, olhe o horizonte, e veja toda a cidade de Tomar. 

Ainda na senda dos Templários, descubra a Mata dos Sete Montes, e aproveite para fazer um piquenique ao ar livre. Mais deslocado da cidade, está o Aqueduto Conventual dos Pegões, construído pelos Cavaleiros da Ordem de Cristo para levar água ao Castelo. 

Desça ao centro da cidade e visite a estátua do fundador, Gualdim Pais; a Igreja de São João Batista, de estilo gótico; e a Sinagoga de Tomar, o único templo hebraico proto-renascentista em Portugal. 

Do outro lado do rio, visite a Igreja de Santa Maria do Olival, o panteão dos mestres templários. Ao final do dia, passeie pelo Parque do Mouchão. No jardim construído sobre o rio Nabão, encontra ainda uma grande nora de madeira, evocativa das tradições de rega das margens do rio.

Dia 3

O Mosteiro de Alcobaça foi a principal casa da Ordem Religiosa de Cister em Portugal. Fundado em 1153, depois da reconquista cristã, era vital repovoar as terras conquistadas. Os monges brancos ocuparam este território até 1833, onde assumiram também a função de normalizar o rito cristão. 

No Mosteiro de Alcobaça, visite o Claustro medieval de D. Dinis, a Capela Relicário, a Capela do Desterro, a Galeria, o Refeitório e a Cozinha, onde “nasceram” muitas das receitas de doces conventuais da região. Neste templo, encontra ainda os túmulos da maior e mais trágica história de amor em Portugal: D. Pedro e D. Inês de Castro. Diz-se que quem jura fidelidade diante daqueles túmulos, é concedido com o amor eterno. 

Depois do Mosteiro, suba ao topo da cidade, e visite o Castelo de Alcobaça. A fortificação já estará construída desde o tempo dos Romanos. Ao longo dos séculos, teve várias intervenções, no entanto, desde o sismo de 1755 que o Castelo está em ruína. Vale, no entanto, a subida ao local para contemplar a cidade, vista de um dos pontos mais altos. 

Ao final do dia, visite o Museu do Vinho, instalado na antiga adega de José Raposo de Magalhães. As antigas adegas, transformadas em museu, levam o visitante numa “viagem” desde a produção artesanal do vinho ao final do século XX. 

Neste roteiro visite: 

1 - Mosteiro da Batalha, Claustros, os Panteões, Capela do Fundador e Capelas Imperfeitas. 
2 - Museu da Comunidade Conselhia da Batalha 
3 - Ponte da Boutaca 
4 - Castelo Templário, Charola Templária, Igreja Manuelina, Convento Renascentista da Ordem de Cristo, Mata dos Sete Montes e Aqueduto Conventual
5 - Estátua de Gualdim Pais, Igreja de São João Batista e Sinagoga 
6 - Igreja de Santa Maria do Olival e Parque do Mouchão
7 - Mosteiro de Alcobaça, Claustro de D. Dinis, Capela Relicário, Capela do Desterro, Galeria, Refeitório, Cozinha, túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro
8 - Castelo de Alcobaça 
9 - Museu do Vinho de Alcobaça 


* este roteiro tem como ponto de partida a cidade de Fátima

 


Home / Planear viagem / Roteiros / Mosteiros Batalha, Tomar, Alcobaça