Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda
Amilcareis

A Pé

O Projeto Caminhos de Fátima (sinalizados com setas azuis) pretende tornar o percurso do peregrino mais seguro. Todo o caminho está sinalizado com setas azuis, e passa por estradas rurais com pouco tráfego, ou caminhos de terra, evitando as estradas de grande tráfego automóvel. 
Existem quatro percursos, que coincidem com os Caminhos de Santiago (sinalizados com setas amarelas): Caminho do Norte, Caminho do Tejo, Caminho da Nazaré e Caminho do Mar.

Caminho do Norte 

Início: Valença 
Distância: Cerca de 350 km 

Em Portugal, o início do Caminho do Norte é em Valença. O Caminho do Norte coincide com o Caminho de Santiago. O peregrino encontra a sinalização azul, que indica a direção Fátima e, em sentido contrário, setas amarelas, que indicam a direção Santiago. 

Caminho do Tejo 

Início: Lisboa, Parque das Nações
Distância: Cerca de 140 km

 O início deste Caminho está sinalizado com um marco, a poucos metros a Sul da “Pala do Siza”, a grande pala do pavilhão de Portugal. 
Até Santarém, os Caminhos de Fátima e de Santiago são comuns. A partir daí, o peregrino de Fátima deve seguir a direção de Fátima, e o de Santiago deve seguir a direção de Tomar. Os dois percursos voltam a coincidir em Ansião.

Caminho da Nazaré

Início: Pelourinho do Sítio da Nazaré
Distância: Cerca de 50 km

O Caminho que liga Nazaré a Fátima é, muitas vezes, percorrido nos dois sentidos. Muitos peregrinos rumam à Nazaré para cumprirem um ritual antigo de seguir para a finisterra: “onde a terra acaba e o mar começa”. 

 Caminho do Mar 

Início: Estoril; Cascais
Distância: Cerca de 160 km

O início deste Caminho é junto à Igreja de Santo António do Estoril, ou em Cascais. Ao longo de todo o caminho, o peregrino encontra setas azuis e amarelas que sinalizam, simultaneamente Fátima e Santiago. 
Depois de chegar a Fátima, o peregrino pode seguir para Santiago pelo Caminho do Norte.

 

Mais info: https://www.infatima.pt/pt/planear-a-viagem/peregrinacao/