Certo dia, uma pastorinha muda pastava o rebanho, quando apareceu uma senhora que lhe pediu uma ovelha. A menina sentiu a língua ganhar nova vida, e respondeu que não podia dar uma ovelha sem a autorização do pai.
Ao ouvir a filha falar, o pai disse-lhe para dar àquela senhora tudo o que ela quisesse. A senhora pediu que ali fosse construída uma capela. Mais tarde, o pai foi ao local indicado pela menina e encontrou uma imagem de Nossa Senhora.
Desde o século XVIII que a Capela da Ortiga é local de peregrinação. No primeiro dia de Julho, a população da freguesia de Fátima partilha uma refeição comunitária e assiste a cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora da Ortiga.
Horário: Inverno 7h30 - 17h30; Verão 7h30 - 20h00
O Infátima é um portal de informação turística que permite ao utilizador pesquisar todos os dados necessários para planear uma viagem que tenha como destino principal Fátima. Por outro lado, é também uma plataforma onde agentes económicos empresariais, ligados ao sector do turismo, direta e indiretamente, podem promover o seu negócio, angariar e fidelizar clientes.