O Turismo do Centro foi o destino convidado da edição de 2023 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior certame nacional dedicado ao turismo.
A inauguração do espaço do Turismo do Centro ficou marcada pela assinatura do manifesto para a sustentabilidade, que junta a região turística e as 8 comunidades intermunicipais deste território num esforço conjunto para que a região centro venha a ser a primeira a receber o selo internacional Biosphere, que atesta a sustentabilidade da atividade turística. Este reconhecimento é atribuído a entidades que se comprometam decisivamente no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo sobre as Alterações Climáticas.
O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, adiantou que esta esta estratégia, foi definida em 2019, e que já nessa altura sabiam que era um projeto ambicioso, tendo em conta que envolve 100 municípios, que representam 32% do território nacional. Mas que, por outro lado, também sabiam que “a sustentabilidade, nas suas vertentes ambiental, económica e social, não é um desafio nem é uma ambição, mas sim uma condição para que haja desenvolvimento para as populações e atratividade para os mercados turísticos.” Segundo o responsável, este projeto vai apoiar o Centro de Portugal no seu crescimento a fomentar a coesão territorial.
Além de Pedro Machado, assinaram o Manifesto para a Sustentabilidade, os presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. A assinatura durante a abertura do stand do Turismo do centro de Portugal, foi antecedida pela apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal. Para mais informação sobre o assunto pode consultar o site do Turismo do Centro.