Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda
Amilcareis

Estrada Atlântica & Ciclovia

A Ciclovia estende-se de Norte a Sul, desde a Praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal, até à Foz do Arelho, Caldas da Rainha, passando também pelas praias de Leiria, da Marinha Grande, de Alcobaça e da Nazaré. Esta pista para bicicletas caracteriza-se pela sua inegável beleza paisagística, proporcionada pela imensa área verde do Pinhal de Leiria e pelas arribas e praias.

Descrição detalhada (Fonte: www.centerofportugal.com/pt)

1. Pombal – Estrada Atlântica
Extensão: 
15,5 km
Descrição do percurso: São quase 16 quilómetros de ciclovias que atravessam toda a Mata do Urso em direção às praias e ao concelho vizinho de Leiria, onde a ciclovia está interligada, prolongando-se até à Nazaré.
Principais pontos de interesse: A Mata Nacional do Urso, onde se desenvolve a ciclovia; as minas de sal-gema do Carriço; a Praia do Osso da Baleia e, já no concelho vizinho de Leiria, a Lagoa da Ervedeira.

2. Leiria – Estrada Atlântica
Extensão: 11,7 km
Descrição do percurso: Nos quase 12 quilómetros de extensão, a ciclovia atravessa o pinhal de Leiria, pela costa, passando pela Lagoa da Ervedeira e pela vila do Pedrógão.
Principais pontos de interesse: A ciclovia desenvolve-se paralela ao mar e muito próximo das praias, nomeadamente da Praia do Fausto e das Praias do Pedrógão, Norte e Sul.

Logo no início, passa pela Lagoa da Ervedeira – um espaço de rara beleza – situada entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão.

Continuando em direção a sul, a ciclovia passa pela vila do Pedrógão. Na praia do Pedrógão, mantém-se viva a faina da arte de xávega, técnica de pesca artesanal, típica desta região e uma das mais antigas do país. Esta tradição centenária remonta ao início do séc. XIX.

3. Marinha Grande – Rio Lis

Extensão: 742 metros
Descrição do percurso: Este percurso começa junto à Ciclovia de S. Pedro de Moel, e dirige-se para Norte até ao Rio Lis e à Ponte das Tercenas.
Principais pontos de interesse: Na Praia da Vieira, visite a Capela dos Pescadores, um dos raros exemplares de edifícios religiosos em madeira, em Portugal.

4. Marinha Grande – São Pedro de Moel

Extensão: 14,6 km
Descrição do percurso: A mais extensa de todas as Ciclovias da Marinha Grande une, pela costa, as localidades balneares de S. Pedro de Moel e Praia da Vieira.
Principais pontos de interesse: Praias de São Pedro de Moel, Praia da Vieira e Farol de São Pedro.

5. Marinha Grande –  Água de Madeiros

Extensão: 2 km
Descrição do percurso: Com início na Praia de São Pedro de Moel, este percurso estende-se até Alcobaça, atravessando o icónico pinhal de Leiria.
Principais pontos de interesse: São Pedro do Moel, Praia das Valeiras, da Praia da Pedra Lisa e da Praia de Água de Madeiros.

6. Alcobaça – Estrada Atlântica 

Extensão: 21 km
Descrição do percurso: São cerca de 21 quilómetros de ciclovia que ligam a Freguesia de Pataias às Praias do Norte do Concelho, através da Estrada Atlântica.

7. Caldas da Rainha

Extensão: 8 km
Descrição do percurso: Este percurso tem início na Foz do Arelho e culmina em Salir do Porto, sempre ao longo da faixa costeira.
Principais pontos de interesse: Surpreendentes enfiamentos paisagísticos para o mar (Berlengas).


Conhecer a Região / Sol & mar / Estrada Atlântica & Ciclovia