Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda

Vila Nova da Barquinha

Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol é um monumento singular, por estar situado numa pequena ilha no curso do rio Tejo. As origens da ocupação deste castelo são muito antigas e enigmáticas, alguns autores afirmam que o Castelo serviria de asilo ao povo Lusitano, outros, defendem que terá sido usado por povos pré-romanos. Certo é que o Castelo de Almourol já existia em 1129 quando aquelas terras foram reconquistadas aos mouros.

Pela ajuda na conquista de Santarém e Lisboa, D. Afonso Henriques deu aos Templários as terras entre Lisboa e Coimbra. Os cavaleiros fundaram a cidade de Tomar, onde edificaram um castelo, e reedificaram também o Castelo de Almourol. São várias as semelhanças entre os dois castelos, ainda hoje visíveis aos olhos mais atentos.

Para chegar ao Castelo, é necessário ir de barco.

GPS
39°27'43.00"N 
8°23'2.08"W 


 OUTROS PONTOS DE INTERESSE

Praça de Touros

Construída em 1853, a Praça de Touros de Vila Nova da Barquinha é a segunda mais antiga do país. Todos os anos, é palco de várias corridas de touros.

GPS
39°27'44.86"N
8°26'11.66"W

Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo

Neste Centro de Interpretação está representado o espólio arqueológico do Ribatejo, numa exposição permanente. É o único edifício do género em Portugal, e está situado em Vila Nova da Barquinha.

GPS
39°27'33.34"N
8°26'0.43"W

Igreja Matriz de Tancos

Fundada no século XVI, a Igreja Matriz de Tancos guarda “tesouros” como a imagem da padroeira da igreja ou as pinturas maneiristas de influência italianizante. As paredes do interior da igreja estão revestidas de azulejos policromos seiscentistas, nos quais estão gravados desenhos de santos.

GPS
39°27'35.91"N
8°23'58.96"W