Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda

Santarém

Castelo de Santarém Muralhas das Portas do sol

Já pouco resta do Castelo, que em tempos foi uma das mais importantes fortificações no curso médio do rio Tejo. Desconhece-se a origem do Castelo, sabe-se apenas que a cidade de Santarém já era habitada no século VIII A.C. Por ali passaram romanos, suevos e muçulmanos, até à Reconquista Cristã, altura em que a cidade passou definitivamente para as mãos dos portugueses.

Ao longo dos séculos o Castelo foi alvo de algumas obras de reconstrução, no entanto, hoje em dia restam apenas as Portas do Sol, as Portas de Santiago, e algumas muralhas. Ainda que não seja possível ver um castelo como o idealizamos, vale a visita ao jardim da Porta do Sol.

GPS
39°14'0.50"N
8°40'33.62"W


OUTROS PONTOS DE INTERESSE

Convento de São Francisco

Fundado no século XIII, pelo rei D. Sancho II, o Convento de São Francisco é uma das mais importantes construções de estilo gótico mendicante em Portugal. O Convento assumiu particular destaque no século XV, quando D. João II fez ali a cerimónia de juramento.

Em 1844 o Convento foi transformado em quartel do Regimento de Cavalaria de Santarém. Hoje em dia é possível visitar o Convento e ver alguns elementos decorativos centenários, como o arco renascentista da Capela de Santa Ana ou o coro alto, financiado pelo rei D. Fernando, para  ali acolher o seu próprio túmulo e o da sua mãe.

GPS
39°14'20.98"N
8°41'3.49"W

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Um dos mais importantes monumentos sacros do património escalabitano, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi edificada entre 1672 e 1711. A Igreja, de uma só nave, possui oito capelas laterais. Em 1975, a Santa Sé concedeu à Igreja de Nossa Senhora da Conceição a distinção de Sé. 

GPS
39°14'13.31"N
8°41'8.54"W

Igreja de Santo Estêvão

A Igreja de Santo Estêvão está intimamente ligada à Lenda do Milagre de Santarém. A Igreja foi alvo de remodelações e campanhas ao longo dos séculos, e ainda hoje é local de peregrinações e de culto religioso.

GPS
39°14'0.19"N
8°40'53.96"W