Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda

Ourém

Castelo e Vila Medieval de Ourém
Desconhece-se a data de construção deste Castelo, mas pensa-se que terá sido por volta do século XII. Para lá chegar, é necessário subir uma ladeira íngreme. No final da subida, o visitante é “recompensado” com a vista desafogada de praticamente todo o concelho. 
Rodeada pelo pinhal, hortas e vinhedos, na Vila Medieval de Ourém encontra, para além do Castelo, o Paço dos Condes (utilizado como antiga residência do Conde D. Afonso), os torreões de entrada, a Igreja da Colegiada, a fonte e o Pelourinho. 
Dentro das muralhas, estão também alguns cafés e lojas, que dão a conhecer o melhor que se faz na região, em particular a ginjinha de Ourém. Ao final do dia, desfrute do por do sol no jardim junto à fonte. 

GPS
39°38'31.28"N
8°35'32.97"W


OUTROS PONTOS DE INTERESSE

Museu Municipal Casa do Administrador
A Casa do Administrador é um edifício de dois pisos, vocacionado para o estudo e difusão da representação da identidade cultural e dos patrimónios de Ourém. 
Esta casa está associada à história das Aparições de Fátima, por ter sido ali que os três pastorinhos foram interrogados e estiveram retidos de 13 a 15 de agosto de 1917. Artur Oliveira Santos, proprietário da casa, foi quem conduziu o interrogatório. Oliveira Santos foi presidente da Câmara de Vila Nova de Ourém em 1911 e exerceu o cargo de Administrador do concelho em 1915, 1917, 1919 e 1922; foi também escritor e jornalista. 

GPS
39°39'23.54"N
8°34'32.82"W