Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda

Porto de Mós

Castelo de Porto de Mós

O Castelo de Porto de Mós foi erguido pelos muçulmanos sobre os escombros de um posto de vigia romano. Importante no século XII, no tempo da Reconquista Cristã, o Castelo preserva ainda hoje muito da traça original. Os dois torreões que compõem a fachada principal são ornamentados por duas cúpulas piramidais, com acabamento de cerâmica verde, conferindo ao Castelo de Porto de Mós características únicas.

O castelo de Porto de Mós assumiu particular importância em 1385, uma vez que foi ali que as tropas portuguesas, comandadas por São Nuno Álvares Pereira pernoitaram nas noites anteriores à Batalha de Aljubarrota.

GPS
39°36'12.34"N
8°49'7.45"W


OUTROS PONTOS DE INTERESSE

Museu Municipal

Aberto ao público desde 1989, o museu recolhe e expõe peças relacionadas com as atividades inerentes ao uso e ocupação do solo, com os recursos geológicos e com a história da exploração e aproveitamento dos carvões da Bacia do Lena.

Entre as várias coleções destacam-se a cerâmica da Real Fábrica do Juncal (1770 – 1876), o núcleo epigráfico proveniente de vários pontos do concelho (Romano – Medieval), as coleções de rochas, minerais e fósseis e o núcleo etnográfico.

GPS
39°36'6.91"N
8°49'4.67"W

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota

O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), pretende apresentar ao público a batalha que aconteceu no campo de São Jorge, em 1385, com recurso às novas tecnologias. Aqui, é possível percorrer o campo onde se deu o emblemático conflito e conhecer, por exemplo, os locais onde se situavam o exército português e o franco castelhano; o local onde se posicionaram São Nuno Álvares Pereira, o rei D. João I, os arqueiros ingleses e a ala dos namorados.

GPS
39°38'21.92"N
8°50'40.47"W