Bild - InFátima

Rui Gaio e os 365 everydays

25
jan

Início 25-01-2023 / Fim 25-02-2023

Cine-Teatro Paraíso Tomar

Rui Gaio e os 365 everydays é um projecto audiovisual musical sobre o quotidiano de pessoas, lugares e não-lugares. Numa frenética odisseia criativa, a experiência do quotidiano é convertida
em peças musicais, combinada com imagens em movimento e imediatamente publicada num canal de youtube. Tendo como base o piano e sintetizadores, estas peças designadas de everydays vão-se avolumando até completar o objetivo utópico de alcançar o número 365. Até agora, Rui Gaio lançou mais de cinquenta peças, algumas das quais com colaborações, como é o caso de Bia Maria ou Inês Fat na voz; André Matos Cardoso, Jéssica Baptista e Fernando Mamede na realização cinematográfica.

O álbum 365 everydays (X.P.)
A 22 de Julho de 2021, Rui Gaio formalizou o projecto em disco lançando o álbum “365 everydays” no Bandcamp em formato X.P. (eXpanding Play). Embora o YouTube seja a base do projeto audiovisual, o álbum pode ser ouvido em streaming no Bandcamp. Estreou-se com 42 faixas e continua a expandir-se, espera-se que
assim seja até à 365ª faixa, sempre sem aviso prévio.

Efémera
Em junho de 2022, Rui Gaio lançou um álbum de 12 everydays impresso em serigrafia. Efémera tem direção artística de Catarina Machado e edição da SudSud.

Ao vivo, a face performativa ao vivo do projecto 365 everydays de Rui Gaio traz para o palco a força criadora que as imagens em movimento oferecem. Delas emanam sons de outros quotidianos que se misturam com as progressões naturais do piano e sintetizadores tocados ao vivo. As imagens terão o papel de substituir musicalmente algumas percussões, texturas e ambientes, impondo uma arquitectura sónica estranha ao espaço onde decorre o espectáculo. Pontualmente, algumas canções trarão o espectador para terrenos mais sólidos, com estruturas melódicas e harmónicas simples e memoráveis, devidamente guiadas pela palavra cantada.

Rui Gaio, pianista e compositor, é profundamente atento aos sons que o rodeiam, recria ambientes e objetos sonoros musicais com sintetizadores e mistura-os com o piano e a voz. Residente em Lisboa, estudou no Conservatório Regional de Tomar, a sua cidade natal. É um dos elementos fundadores da banda Peltzer. Mais recentemente acolheu a imagem em movimento como componente das suas criações, combinando pequenos momentos visuais com a sua música e publicando-as enquanto peças audiovisuais musicais, os everydays. musicais com os sintetizadores com que convive diariamente e mistura-os com o piano. Mais recentemente acolheu a imagem em movimento como componente das suas criações, filmando momentos visuais para as suas peças audiovisuais musicais, os everydays.

+ informações
5€ | bilhetes brevemente à venda no Cine-Teatro Paraíso (terça a sábado, 15h00 às 19h00) e em BOL.pt

Partilhe

Voltar
Amilcareis - InFátima

PUB