Reativa - InFátima

Conferência sobre Narrativas e Comunicação em Museus

13
abr

Início 13-04-2024 / Fim 13-04-2024

Museu do Vidro - Marinha Grande

O Município da Marinha Grande organiza a conferência sobre narrativas e comunicação em Museus intitulada “A função expositiva como modo primordial de comunicação em museus: valores, objetivos e estratégias em busca de relevância”, tendo como oradora Joana Monteiro (Diretora do Museu de Lisboa), no dia 13 de abril (sábado), pelas 16h00, no Foyer do Museu do Vidro, cuja participação é gratuita.

Nesta iniciativa integrada no Ciclo de Conferências promovido no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, será abordada a função expositiva como forma de comunicação primordial dos museus, enquanto resultado último do desempenho das demais funções museológicas conjugadas entre si.

Pensar, delinear e executar exposições, e, assim, comunicar com parceiros, comunidades e demais públicos, corresponde a uma parte fulcral da essência do que é a identidade da própria instituição museal.

Joana Sousa Monteiro é museóloga e diretora do Museu de Lisboa, desde 2015. Foi assessora da Vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa para a área dos museus e do património (2010-2015). Foi Coordenadora-adjunta da Rede Portuguesa de Museus no Instituto Português de Museus (2000 a 2010). Anteriormente foi técnica do Instituto de Arte Contemporânea e colaboradora do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

É licenciada em História, variante História da Arte (FCSH Nova), pós-graduada em Museologia (Universidade Lusófona), e pós-graduada em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo (ISCTE). Tem sido docente na área da gestão de museus, nomeadamente no Mestrado de Museologia FCSH, Nova desde 2013. É autora de diversos artigos na área da museologia

Foi membro da direção da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus - ICOM Portugal (2014-2016), foi presidente do Comité Internacional de Museus de Cidade do ICOM - CAMOC (de 2016 a 2022) e é Co-Chair do Strategic Plan Working Group do ICOM.

Partilhe

Voltar
Amilcareis - InFátima

PUB