Home Onde Dormir Onde Comer Onde Comprar Serviços Planear viagem Fátima Conhecer a Região Diário de Bordo Agenda
23
JAN

Caminhando na Rota dos Frades até às Ventas do Diabo

Caminhando na Rota dos Frades até às Ventas do Diabo
Início: 2021-01-23 Fim: 2021-01-23

Local: Estr. de Serra de Santo António - Minde Horário: 14h30

DESCRIÇÃO DO EVENTO:

Caminhando na Rota dos Frades até às Ventas do Diabo


Esta proposta de Caminhada da Caminhando será feito num percurso de grande beleza, de onde destacamos a Serra de Santo António e de Mira de Aire, a Costa de Minde e as vistas para a Mata e Mar de Minde. Merecem ainda destaque o trilho do Russo, o Trilho do Pai Ramiro, os famosos Muros de Pedra Seca, a Pia do Bajouco, o Algar da Cerejeira e claro as impressionantes Ventas do Diabo. Mais um evento a não perder!
Caminhando pela Rota dos Frades à procura das Ventas do Diabo
Serão 14 Km neste percurso circular que tem o seu inicio no Parque de Merendas e Miradouro de Minde e que nos leva pela meia encosta até ao alto da Cabeça Gorda, por um trilho de pé posto, que talvez, antigamente tenha sido percorrido pelos frades Frei José da Conceição e Frei Manuel da Conceição, nas suas viagens por estas serranias para ensinar a doutrina aos jovens destas paragens, desde a escola que fundaram na Serra de Santo António, onde se tinham refugiado para fugir à ira atroz do ministro do reino de então que ficou apelidado de “Mata Frades”, trilho que agora é apelidado de Trilho do Russo.
Subindo ao topo da Costa de Minde, continuaremos por trilhos de rara beleza e com vistas fabulosas para a Mata de Minde - Mira de Aire, que fica dentro do Polje de Minde . Subiremos até ao marco geodésico da Serra da Eira, acompanhados por Muros de Pedra Seca que delimitam os campos onde também poderemos ver casinas, casas de apoio também feitas de Pedra Seca, bem como chousos, marouços, e abrigos, tudo construído por paciente mão humana ao longo dos anos para apoio agrícola e também para limpar as pedras dos terrenos e pastagens, o que faz desta paisagem uma das Maravilhas de Portugal.
De seguida por trilhos e caminhos pelos Crutos iremos à procura das Ventas do Diabo, com as suas narinas ameaçadoras, e daí para a zona das Grutas de Santo António, de onde pelo Trilho do Pai Ramiro, seguiremos até ao Algar da Cerejeira, lugar famoso por em tempos ter acolhido concertos dentro da gruta.
Por caminhos entrecruzados chegaremos à aldeia de Choussos e daí para Bajouco onde iremos encontrar a Pia do Bajouco, reservatório natural de água, criado numa depressão natural da pedra que se enche com as águas da chuva e que nos meses de carestia de água serve para as gentes da aldeia darem de beber ao gado e lavar a roupa. Continuaremos novamente por caminhos ladeados de muros, onde aprisionadas pastam vacas e ovelhas em campos verdejantes de erva fresca e de oliveiras.
Por ser trilho de frades, a última parte do percurso será feita por um troço do Caminho de Fátima, que por aqui leva os peregrinos a caminho do santuário.
As ventas do Diabo
As Ventas do Diabo são um conjunto de cavidades situadas na zona mais tectonizada das serras de Mira de Aire. As famosas Ventas do Diabo são as duas maiores cavidades visíveis na encosta de Mira de Aire e recebem esta designação por se situarem numa saliência da escarpa de falha, parecendo narinas.
Pontos de interesse da caminhada:
- Polje e Mata de Minde
- Muros de Pedra Seca, uma das maravilhas de Portugal
- Ventas do Diabo
- Algar da Cerejeira
- Pia do Bajouco
- Serra de Aire
- Grutas e buracas
- Casinas e Chouços
- Eiras e Poços comunitários
- Campos de Lápias
- Mata mediterrânica
- Parque de merendas
- Paisagens naturais
Ponto do Encontro
Ponto do Encontro
Parque de Merendas na Subida de Minde para a Serra de Santo António, Minde
Estrada da Serra, Santo António, 2395-120 Alcanena
Latitude: 39°30'26.92"N
Longitude: 8°41'39.10"W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h30m
Nível de dificuldade do percurso: 3 (Escala de 1 a 5)
Extensão do Percurso: 14 kms
Duração prevista: 5h00m
Valor: 10€

Inscrições aqui