Bild - InFátima

Cosi Run Tutti

17
fev

Start 17-02-2023 / End 17-02-2023

Teatro José Lúcio da Silva - Leiria

“Così fan tutte” era para ser uma ópera contemporânea, o cruzamento das estéticas e linguagens do teatro da Palmilha Dentada e a Interferência. O grupo de teatro e o coletivo de criadores de música contemporânea, a que ainda por cima se acrescentava a riqueza e a modernidade dos meios audiovisuais, numa linguagem que não chegando a ser kitsch, era garante de uma modernidade oportuna.

Infelizmente a coisa correu mal. Não é fácil o cruzamento entre o humor da Palmilha e a erudição da música contemporânea da Interferência. Nem os músicos representavam, nem os atores tinham ritmo e principalmente ninguém cantava, coisa que, apesar de todas as estéticas modernas, continua a ser fundamental na montagem de uma ópera, mesmo que contemporânea, mesmo que com meios audiovisuais, mesmo que quase kitsch.

O resultado final – de nome “Cosi run tutti”, em tradução muito livre “assim fogem todos” – não passa de uma reflexão sobre estéticas e a relação entre os criadores e os seus públicos, sobre a importância das políticas culturais e da riqueza e importância dos projetos artísticos pessoais e coletivos para lá das modas dominantes.

Mas, apesar de tudo, o resultado final tem música, humor e cantoria. Já o Mozart, está inocente de toda esta confusão.

ESPETÁCULO APOIADO PELA DGARTES/ RTCP

Share

Back
Fatima Hotels - InFátima

PUB