Home Accommodation Food & Drinks Shopping Services Plan The Trip This Is Fatima Nearby Logbook Calendar
06
ABR

Exposição - Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal

Exposição - Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal
Início: 2020-04-06 Fim: 2020-12-01

Local: Museu de Leiria

Esta é uma exposição de vários objetos de plástico que, ao longo da história, marcaram o quotidiano dos portugueses e de todo o mundo, como um camião de brincar, um cesto, um espremedor de citrinos, um par de sandálias, um telefone e uma ficha-tripla.

Estão também em exibição obras de artistas plásticos e de designers contemporâneos, alguns leirienses, que utilizam o plástico como material de trabalho, para além de vídeos com testemunhos de fundadores, proprietários e trabalhadores da indústria de transformação de plástico.

O evento inclui ainda uma programação cultural paralela e diversificada, que irá envolver os vários intervenientes científicos, artísticos, ambientais e económicos.

Um dos grandes objetivos é explorar o caráter científico deste material, nomeadamente a sua importância na evolução da indústria de um setor que assume um elevado impacto económico e empresarial na região de Leiria.

A influência do plástico na sociedade portuguesa não se manifesta apenas no quotidiano, mas também no desenvolvimento das indústrias dos moldes, do vidro e elétrica, sendo o material explorado enquanto motor de emprego, principalmente na região.

Abordar o plástico implica falar da sua componente ambiental, que não está esquecida na exposição.

Com a “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal” pretende-se recordar a omnipresença do plástico sob as mais diversas formas e contrapô-la com a necessidade da sua reintegração num ciclo de vida mais eficiente, sustentável e alargado, e contribuir para o debate da sua utilização e reutilização.

Os objetos a exibir foram obtidos através de uma campanha de identificação, inventariação, seleção e estudo, tendo sido possível reunir peças históricas junto de particulares, empresas, espaços museológicos e centros de investigação.

Para além dos objetos, a exposição conta com fotografias, documentação e registos orais das memórias de trabalhadores do setor dos plásticos.

Esta é uma exposição de fortes ligações a Leiria e à região a vários níveis, sejam históricos, emocionais, económicos ou empresariais, tendo sido aqui que se instalaram algumas das primeiras indústrias transformadoras.

A “Plasticidade” integra o projeto “O Triunfo da Baquelite: Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”, desenvolvido pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa.